05 junho 2017

Resenha: “O Livro de Jó” do autor André Vianco.

em 05 junho 2017

Comente aqui
Oiii pessoal!!!

A resenha de hoje é do livro "O Livro de Jó – O Turno da Noite III" do autor André Vianco, publicado pela Editora Novo Século em 2007, contendo 392 páginas.

Fonte da imagem: http://www.livrosnainternet.com.br/ 

Sinopse: No terceiro volume dessa empolgante trilogia, André Vianco emprega toda sua criatividade envolvendo história, ação e mistério de uma maneira tão instigante que é impossível não ter o gosto pela leitura aumentado. Quatro vampiros recém-trazidos para a vida noturna são atraídos por um vampiro ancião que vive em São Paulo. Ignácio oferece proteção e ensinamentos para os novatos em troca de suas habilidades para lutar contra o crime organizado. Uma mistura explosiva que vai sacudir a cidade e mergulhar o leitor em suspense, ação e mistério. Vampiros, lobisomens e anjos se misturam num conflito onde não sabemos ao certo quem é herói e quem é bandido. Raul, capturado por aquele momento mágico, de soberba e alegria por ter dado fim num tão falado guardião de Jó, hipnotizado por aquele ritual sombrio e inescapável a qualquer ser vivente que era o desenlace do mundo vivo para a escuridão, acocorou-se perto do réptil, anfíbio, guardião do raio que o parta, e, inebriado, ficou a absorver aquela sensação. A morte deveria estar ali, bem ao lado da criatura, descendo seus dedos esqueléticos, igual para humanos, igual para guardiões, igual para tartarugas, joaninhas e pelicanos. Ela, com o rosto de caveira, desprovida de carne, parecendo sempre a rir e zombar dos viventes, tocaria no animal moribundo e engoliria sua alma, para cuspi-la no Aqueronte... O Turno da noite surgiu para agitar o submundo. Compre seu bilhete e tome seu lugar para mais uma viagem inesquecível.

Como todos os livros anteriores esse começa meio cansativo, mesmo o que anterior tenha acabado bem empolgante, e vai esquentando pro final.
Posso resumir esse livro com apenas duas palavras: ação e adrenalina! Isso porque o autor apresenta um Turno da Noite em busca da bruxa - Dandara - que é muito poderosa e capaz de trazer Jó de volta a vida. A missão do Turno? Proteger esta bruxa! Assim Jó poderá despertar um dia, trazendo paz à natureza vampiresca neles contida. Mas, como nem tudo são flores, Raul deserta do grupo e se alia a Alexia e a Isabela. O motivo? Assassinar a tal bruxa, antes que ela descubra que é dotada de tais poderes! Isto mesmo...A bruxa não sabe que é uma bruxa...Aff! Que história complicada!
Só que complicada fica a vida dos seres sobrenaturais e humanos, neste volume. Digo isso porque ocorrem tantas batalhas entre anjos, vampiros, humanos, lobisomens e, pasmem, curupiras que o leitor se pergunta o quê mais pode surgir das páginas seguintes...
E o tal do Jó?! Ah...Esse com certeza é "O" personagem. Ele consegue prender a atenção do leitor do início ao fim, pois foi muito bem construído. É carismático, boa praça e - por várias vezes - o leitor se pergunta se ele é do mal mesmo! As cenas em que ele usa seus dons são formidáveis. Ele realmente é  o cara! Com suas tiradas na medida certa, ele consegue cativar a todos. É emotivo e protetor com sua espécie, mas quando tem que ferrar alguém... Ele o faz sem a menor piedade!
Enfim, este terceiro volume é recheado de muitos conflitos, batalhas e mistérios. Mas, como sempre, o autor finaliza a narrativa deixando algumas lacunas referentes alguns personagens... Isso quer dizer que teremos outro livro contando o desfecho de Calíope e o Capitão Brites? E o rolo entre Rebeca e Tobia... Fica assim mesmo? Realmente não sei... Mas, se o autor assim desejar, essa será, com toda certeza, uma ooooutra história...
Não tenho muito o que falar, o livro parece que foi escrito às pressas, sem atenção aos detalhes. Sinto que o autor entra num estado de euforia e desejo de acabar logo a história que coloca seres antes impensáveis num final corrido e, no caso desse terceiro volume, um final um tanto inacabado.
Mas o que dizer de toda a obra? Excelente! Vale a pena a leitura e todo o tempo dedicado na viagem por esses mundos criados por ele. Gostei do livro. Recomendo.

0 comentários :

Postar um comentário

Gostou? Então deixe seu comentário!

TOPO